sábado, 9 de janeiro de 2010

Cravinhos, suas estações ferroviárias. Imagens da estação nova e de seus arredores

Estação Nova de Cravinhos, 1981. Acervo Fernando Pereira.
Cravinhos e suas estação ferroviárias.
Pode-se afirmar que Cravinhos surgiu e teve um relativo desenvolvimento graças a dois fatores fundamentais - o café e a ferrovia. Obviamente demais fatores contribuiram com alguma significância para a cidade, mas os dois fatores são de suma importância.
Devemos entender que o café foi historicamente um dos produtos que mais projetou o Brasil no mundo e a região onde está inserido o município de Cravinhos era a maior produtora do mundo no início do século XX, todo esse café tinha que ser transportado, para isso havia uma vasta rede ferroviária.
O município de Cravinhos possuia seis estações, além da mais conhecida, que nota-se ainda hoje na região central, são elas: Bifurcação, Tibiriça, Arantes, Fagundes, Alvarenga, Manoel Amaro e Buenópolis que ficava na divisa entre Cravinhos e Ribeirão Preto.
Foto da Estação Nova de Cravinhos, 2009.
Arquivo: Alexandre de Freitas.
A estação nova de Cravinhos.
A estação nova de Cravinhos foi inaugurada em 1964, próximo a rodovia Cravinhos-Serrana (rod. Ângelo Cavalheiro) fica novo traçado da Mogiana, no início foi chamada de "E 2" depois passou a ser chamada de Cravinhos.
Nas suas próximidades ainda nota-se casas da vila ferroviária. Transportou passageiros até 1997, hoje como quase todas as ferrovias, só transporta cargas.







Placa indicando a direção, para à esquerda São Simão para direita Ribeirão Preto.






Outra vista da Estação Nova Cravinhos.









Ao funto Vila Ferroviária, que ainda conserva suas casas.




Outra visão das casas da Vila Ferroviária.
Do lado direito nota-se um vagão abandonado.


Fonte:
Estações Ferroviárias do Brasil (inclusive foto de 1981).
Demais fotos arquivo pessoal de Alexandre de Freitas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...