terça-feira, 20 de julho de 2010

Afluentes do córrego Ribeirão Preto e sua nascente em Cravinhos.

Córrego Ribeirão Preto em plena área urbana de Cravinhos.
O córrego Ribeirão Preto, pertencente a bacia do rio Pardo, nasce na centro da cidade de Cravinhos, supõem-se que a nascente principal esteja sob o cruzamento da ruas Cesário Motta e Dias da Costa, próximo ao velório municipal. A cidade possui cotas altimétricas elevadas, em torno de 827, 750, 722 metros acima do nível do mar. O que a torna um ponto dispersor de águas e proporciona a nascente de vários córregos.
O fato da cidade estar toda urbanizada impede o reconhecimento exato na nascente principal. De todo modo, sabemos que pode haver várias nascentes e essas, com certeza se localizam na região central de Cravinhos.
O córrego Ribeirão Preto percorre o município de Cravinhos sem mata ciliar e com pontos de vazamento de esgoto e assoreamento. Passa pelo distrito de Bonfim Paulista e entra na área urbana da cidade de Ribeirão Preto. É o córrego da avenida Jerônimo Gonçalves que passa em frente ao terminal rodoviário.
A microbacia do Ribeirão Preto ocupa uma área de 3.410 hectares com altitudes que variam entre 500 m e 840 m, predomina relevos pouco dissecados, a cultura predominante na região é a cana-de-açúcar.
Principais afluentes do córrego Ribeirão Preto.
Margem direita.
Córrego Limeira - deságua entre Bonfim Paulista e a cidade de Ribeirão Preto, antes dele há dois pequenos córregos não identificados pelos nomes, ambos deságuam próximo a fazenda Buenópolis em Cravinhos.
Córrego Retiro Saudoso - é o córrego da avenida Francisco Junqueira em Ribeirão Preto, intercepta o córrego Ribeirão Preto no cruzamento das avenidas Jerônimo Gonçalves e Francisco Junqueira.
Córrego Tanquinho - corre em plena área urbana da cidade de Ribeirão Preto, deságua no na via norte entre a rua rio Xingu e avenida Thomas Alberto Whately.
Margem esquerda.
Córrego Tamburi - deságua em Bonfim Paulista, há outros dois afluentes antes desse córrego, porém não foram identificados por nome.
Córrego da Serraria - deságua próximo a mata Santa Tereza.
Córrego Monte Alegre - deságua nas proximidades do parque ecológico Maurilío Biagi.
Córrego Macaúbas - é o último afluente desta margem, deságua proximo ao rio Pardo.
Obs.: principalmente na região urbana de Ribeirão Preto há outros afluentes de pequeno porte (em especial na margem direita) que não conseguimos identificá-los pelos nomes.


Vazamento de esgoto no córrego Ribeirão Preto, cidade de Cravinhos. Foto dezembro de 2009.

Referências:
NEGREIRO, Ivam Paulo Mendes. Processamento de dados topográfico para o mapeamento da curvatura de vertentes. Dissertação de mestrado. Institudo Agronômico de Campinas. Campina, 2003. [disponível em: http://www.iac.sp.gov.br/PosIAC/pdf/pb1859501.pdf acessado dia 20/07/2010]
Carta do Brasil 1:250.000. Ribeirão Preto SF 23-V-C.
Fotos: Alexandre de Freitas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lí esta matéria e vejo que os rios são o espelho da população que vive em seu entorno. O rio parece sem vida e como pode uma cidade rica como Ribeirão Preto sem nenhuma preocupação com as suas nascentes em Cravinhos, suas matas ciliares não existem e quando o rioc hega na cidade ele foi tampado e enterrado sem piedade. Esta impermeabilização é que provoca as enchentes rio abaixo.
Estava olhando no Google Earth e pude ver que perto da via Anhanguera ainda possui umas áreas verdes que devem ser preservadas ou recuperadas, mesmo que já estiverem sendo usadas para algum plantio.
Coloquei no anonimo por ser mais facil de postar
Abraços Rafael e meu email é rafaelmanuelzao@yahoo.com.br Bernardes

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...